Um dos maiores medos dos noivos é que chova no dia do casamento, possibilidade que também assusta alguns fotógrafos. Quando isso acontece, o profissional deve buscar novas possibilidades dentro da fotografia, as quais muitas vezes surpreendem. Giovani Garcia, fotógrafo social, aproveitou um casamento com chuva para ir além do comum, e obteve a imagem que ilustra esta edição do “Como eu fiz essa foto”.

Giovani conta que obteve a imagem noturna usando uma única fonte de luz. O fotógrafo revela que ama fotografar e tem o mesmo amor pela natureza, por tudo o que ela nos proporciona, e isso inclui a chuva: “A chuva pode ser uma grande aliada dos fotógrafos, pois podemos aproveitar de várias formas, como, por exemplo, usando uma luz”, afirma.

Na foto em questão, Giovani fotografava um ensaio pós-casamento e já estava no final quando começou a chover: “Nós paramos na rua e comecei a procurar algum lugar que pudesse me oferecer alguma composição”, conta. Nesse caso, foram as árvores que ofereceram um bonito cenário. O fotógrafo fez um teste de luz com sua assistente, pois estava chovendo muito e o casal permaneceu no carro.

A foto foi feita com um flash remoto com rádio. O flash estava posicionado 4 metros atrás do casal e com a configuração de 24mm de zoom. “Queria uma maior abertura de luz para aumentar o efeito da chuva”, conta. O motivo de usar a sombrinha clara – além de obviamente proteger o casal da chuva – foi rebater e ter uma luminosidade no casal, não os deixando completamente em contraluz.  A foto foi feita com uma câmera Canon 6D e lente 50mm, com as configurações 1/160, f/5 e ISO 8000. “Usei essa configuração, mas poderia ter usado outras para conseguir vários efeitos de profundidade de campo e iluminação”, conclui Garcia.

Confira uma ilustração de Giovani para explicar o esquema:

Originalmente publicado no iPhoto Channel.

Author

Giovani Garcia já se aventurou com a fotografia e seus clientes por diversos países. Com mais de 15 anos de mercado, faz parte do consagrado grupo de fotógrafos brasileiros a participar da lista internacional de melhores profissionais de casamento da associação Best of Wedding Photograph entre outros como WPS, WPJA, Fearless.