Criado pela empresa húngara de software DIRE studios, o Technical Camera é um novo aplicativo de câmera para iOS projetado para fotógrafos  que desejam uma ferramenta simples, porém avançada, para capturar fotos.

O Technical Camera é destinado a ser um aplicativo de fotografia profissional, mas, embora já tenhamos escutado esse tipo de promessa muitas vezes antes, dessa vez parece haver uma grande gama de funcionalidades disponíveis.

A exposição manual e o foco, a compensação e o auto ISO totalmente configurável são apenas o começo. Teclas de função inteligentes permitem que você traga suas funções mais usadas na ponta dos seus dedos. Você pode até definir a velocidade do obturador e escolher qual lado da tela atua como compensação de exposição e controle de foco manual. Ah, e mantemos os botões fora da imagem.

O desenvolvedor Laszlo Pusztai diz que a inspiração para criar o aplicativo veio da frustração com a desordem das telas habituais, da desorganização no armazenamento e da falta de ajustes de resolução/tamanho e dos aplicativos de câmera existentes.

O aplicativo tem uma pegada mais profissional e, por isso, não tem muitas das funções encontradas na maioria dos aplicativos de câmeras atuais. Não há, por exemplo, possibilidade de fazer vídeos nem selfies com a câmera frontal, nem modos sofisticados como, por exemplo, modo panorama ou retrato ou iluminação de estúdio.

O que o aplicativo tem é um foco nítido na criação de fotos estáticas. A exibição ao vivo em si não tem informações ou botões sobrepostos, fornecendo uma visão clara do que você está enquadrando. As funções também podem ser personalizadas: você pode fazer coisas como alterar a direção do botão de velocidade do obturador ou escolher as laterais da tela usadas para compensação de exposição e foco manual.

Um conversor grande angular em tempo real corrige a distorção, permitindo que você tire fotos ultra-largas com linhas retas, útil para fotografia arquitetônica e imobiliária, por exemplo.

Existem diferentes sobreposições de grade para auxiliar na composição.

Também há indicadores de destaque e sombras para ajudar a definir a exposição.

Se você estiver usando um iPhone com duas câmeras, o recurso Previsor de enquadramento também deverá ser útil. Ele permite que você visualize o ângulo de visão da câmera na imagem de exibição ao vivo da câmera grande angular, oferecendo uma comparação direta entre as duas opções de lentes. Além disso, há alertas de destaque e sombra e uma variedade de grades para escolher.

Cada sessão de fotos pode ser salva em seu próprio álbum no aplicativo, e você pode escolher a qualidade de imagem desejada, o tamanho da imagem e as configurações de geotag para cada foto.

Por fim, os desenvolvedores enfatizaram muito a conformidade com os padrões. “Padrões facilitam a integração do fluxo de trabalho”, diz a empresa. “O Technical Camera é totalmente gerenciado por cores (da captura à exibição), com suporte para o espaço de cores Adobe RGB usado com frequência em dispositivos de cores amplas. Os arquivos DNG aderem à especificação TIFF/EP, com uma visualização incorporada de resolução total. E os metadados incluídos nas fotos seguem as recomendações do Grupo de Trabalho de Metadados”.

O Technical Camera está atualmente disponível na App Store por R$32,90.

Author

Giovani Garcia já se aventurou com a fotografia e seus clientes por diversos países. Com mais de 15 anos de mercado, faz parte do consagrado grupo de fotógrafos brasileiros a participar da lista internacional de melhores profissionais de casamento da associação Best of Wedding Photograph entre outros como WPS, WPJA, Fearless.