A SmugMug anunciou no sábado (21) que adquiriu o Flickr do Yahoo, plataforma para armazenamento de fotos em alta resolução, que havia sido adquirido pela Verizon no ano passado. O Flickr pertencia ao Yahoo há quase 15 anos, e agora ele se une a uma companhia com o mesmo propósito. A SmugMug diz que, juntas, as empresas agora representam a comunidade fotográfica mais influente do mundo.

A SmugMug foi fundada em 2002 e há mais de 15 anos tem sido apoiada por um modelo de negócios que não depende de propaganda ou venda de dados de clientes. Os clientes pagam entre $4 e $30 por seus planos de hospedagem, dependendo dos recursos desejados. A aquisição permite que a empresa ganhe dezenas de milhões de novos fotógrafos do Flickr como clientes, mas as duas marcas e serviços continuarão operando como entidades separadas indefinidamente.

Essa aquisição provavelmente será uma boa notícia para muitos fotógrafos do Flickr, pois o serviço será finalmente de propriedade direta de uma empresa especializada há muito tempo em hospedagem e compartilhamento de fotos. Durante anos os usuários do Flickr reclamaram sobre o caminho que o Yahoo deu ao serviço em relação a coisas como falta de desenvolvimento e inovação, por estarem fora de contato com a comunidade de fotografia, pelo excesso de anúncios e também por vários erros que geravam confusão.

Desde o primeiro dia nossa paixão tem capacitado os fotógrafos a contar as histórias que querem contar, do modo como querem contar. E nosso investimento no Flickr reafirma esse compromisso. Unir as marcas SmugMug e Flickr fará toda a comunidade fotográfica mais forte e melhor conectada. – Don MacAskill – CEO da SmugMug

Para quem entrar em sua conta do Flickr hoje já é possível ver o logotipo do Smugmug em destaque, e também  uma pequena apresentação sobre a união das empresas e a promessa de que coisas boas estão por vir.

A qualidade duradoura da fotografia é muito mais do que cliques e curtidas – a fotografia tem o poder de mudar o mundo. Juntos, podemos preservar a fotografia como a linguagem global da narrativa. – Don MacAskill

Os termos do acordo, incluindo o preço de aquisição, não foram divulgados.

Author

Giovani Garcia já se aventurou com a fotografia e seus clientes por diversos países. Com mais de 15 anos de mercado, faz parte do consagrado grupo de fotógrafos brasileiros a participar da lista internacional de melhores profissionais de casamento da associação Best of Wedding Photograph entre outros como WPS, WPJA, Fearless.